sexta-feira, 11 de abril de 2008

BOLO D' AGUA DA MINHA MÃE

Desde que me lembro que sou gente que este bolo faz parte das nossas vidas, nas festas de anos , minhas e dos meus irmãos, muitos bolos de água fazia a minha mãe, recheados com frutas e chantilly,quadrados de chocolate , de laranja ,as mesas sempre cheias!!!!
Claro que já o adoptei!!!
É uma massa muito simples que dá para fazer muitos alterações ,é óptima para fazer tortas (rocambole) è só ter imaginação, vão sair verdadeiras delicias ,simples de fazer .
Todo este blá blá bla´para ....
Ontem apetecia-me uns bolinhos de pastelaria os húngaros .como não tinha a receita ( já a tenho)!!,resolvi fazer um bolo de água num tabuleiro de torta (rocambole) , cortei-o com um corta -massa redondo, ficaram moedinhas juntei-as com doce de framboesa,derreti o chocolate meio-amargo e pincelei por cima .As crianças adoraram!!!!
A foto está muito turva foi tirada com um telemóvel.
Vou postar a receita .

Massa:
4 ovos
3 chávenas de açúcar( ponho 2)
3 chávenas de farinha
2 chávena de água

Bate-se as gemas com o açúcar com um pouco de água até dobrar a massa (aqui está o segredo do bolo), junta-se a farinha alternada com a água (em vez de água pode-se ser sumo para fazer bolo de laranja por ex.)
Bate-se as claras em castelo com uma pitada de sal e junte a massa.
Unta-se a forma com margarina e farinha.
Vai ao forno -+30m.


Dica : quando faço bolo de laranja com esta massa além de substituir a água pelo o sumo, depois de sair do forno rego com sumo de laranja, fica molhadinho,HUMMMM.

12 comentários:

Fabrícia disse...

miam, miam...eu quero.
Bjcas.

Anónimo disse...

NOssa, esse bolo deve ser algo!!!
Melhoras pro seu sobrinho.
bjsss

Fabrícia disse...

Susana querida...
Acabo de ver seu recado sobre o pão de queijo..... Não se despere....A primeira vez que fiz tb ficou um horror....mas com calma cheguei lá. Essa receita é para polvilho doce..... mas acho que dá certo ara polvilho azedo tb. Primeiramente coloque o polvilho num recipiente. ferva a água, o óleo e o leite. Quando ferver, jogue essa mistura por cima do polvilho e mexa bem com uma colher de pau. Deve ficar bem homogêneo. Em seguida acrescente o queijo e misture bem. Depois vá acrescentando os ovos, um de cada vez. À medida que acrescentar mexa bem a colher. Cuidado pois a massa fica quente e pode queimar as mãos....depois coloco literalmente a mão na massa e misturo até fica bem homogênea. Fica meio grudentinha..... Se quiser fazer bolinhas pase óleo nas mãos..... O melhor é colocar nas forminhas...menos trabalho. Para assar....pré-aqueça o forno antes...é muito importante. Leva uns 15- 20 minutinhos...ele fica bem coradinho.
tem tb essa receita aqui...ele fica mole e para congear é facil demais: http://sopavermelha.blogspot.com/2008/02/po-de-queijo.html

Meu e-mail é fabrirocha@gmail.com...qualquer coisa me escreva.
Bjs e boa sorte.

Migas disse...

Viva Susana! Não conhecia o seu blog! Aliás, vejo que temos artista! É mesmo muito dotada! :o)

Quanto ao meu MCG, espero que os post lhe tragam boas recordações deste seu país que não conseguiu conhecer! Mas como toda a gente que conheço, aposto que ficou o "bichinho". Não? :o)

Beijinhos grandes!

Fabrícia disse...

Susana,
Você conseguiu fazer o pão-de-queijo? Não desista pois vale a pena.
Bjcas.

mamaeuquerobolos disse...

Fabricia
obrigado pela ajuda!, fica descansada que não vou desistir.
Assim que conseguir, vou tentar novamente.
Beijinhos grande minha querida!
Migas
Com tanto elogio vou ficar vaidosa!!
Beijinho,obrigado pela visita

mamaeuquerobolos disse...

Giovanna
Ele é muito simples, mas talvez como me faz recordar a minha infancia tenha um gostinho especial!!!
Beijinhos grandes

F. disse...

Susana, desculpe a ignorância deste brasileiro louco por bolos... mas quando você diz "bater as claras em castelo" significa batê-las para que adquiram aquela consistência branca de suspiro? No Brasil dizemos bater as claras em neve... É a mesma coisa?

Suzana Parreira disse...

Susana, obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentário simpático.

Esta receita é super versátil, também uso com todo o tipo de líquidos (sumos, xaropes, etc) e bate sempre certo! É realmente uma delícia com sumo de laranja.

Bj

PS: claras em castelo = claras em neve :-)

mamaeuquerobolos disse...

Obrigado a todos por comentarem no meu cantinho.
beijinhos

F.é sim claras em castelo são claras em neve,falamos a mesma lingua e não nos entendemos!!!
Um beijinho

Anónimo disse...

o blogger é fixe

Joana disse...

o blogger é fixe